Registrar seu  nome de domínio não é apenas uma formalidade. É uma etapa necessária que permite proteger melhor seus ativos, marca e identidade online. Ele complementa seus esforços de marketing e publicidade e desempenha um papel importante no reforço do reconhecimento online e do conhecimento da marca. Leia nosso artigo para descobrir por que se tornou cada vez mais importante registrar seu nome de domínio e como isso pode ajudá-lo a expandir seus empreendimentos.

Ter seu próprio nome de domínio é um marco emocionante, seja você um indivíduo que possui um blog ou um empresário que deseja construir sua presença online. Agora que você pensou no nome de domínio perfeito, o que vem a seguir?

O registro de nomes de domínio é uma etapa essencial, embora muitas vezes esquecida. Mais do que criar um nome de domínio atraente, icônico ou relevante, registrá-lo é igualmente importante. Fazer isso significa que você não terá que se preocupar em perder sua marca e identidade online porque seu nome de domínio já está em uso.

Nosso guia explica por que é essencial não deixar de registrar seu nome de domínio e como isso pode beneficiar você e seu empreendimento.
 

O que é um nome de domínio?
Simplificando, um nome de domínio é o nome de um site. Muitas vezes pode ser encontrado após o “www.” em um endereço da web ou após “@” em um endereço de e-mail, como “contato@planetwebhosting.com.br”, onde “planetwebhosting.com.br” é o nome de domínio.

Na realidade, os nomes de domínio são muito mais complexos; na verdade, são uma sequência de endereços numéricos da Internet que podem ser difíceis de lembrar. Cada computador que está na Internet recebe um número de protocolo de Internet (IP) exclusivo. Esses endereços IP são compostos por um conjunto de números separados por pontos. Os números informam ao computador como chegar a esse endereço específico.

Para fins ilustrativos, um endereço IP se parece com isto: 198.10.13.4 ou 189.252.235.10. Devido aos nomes de domínio, os usuários não precisarão digitar “contato@189.252.235.10”.

Embora isso possa ser útil e fácil de processar para computadores, pode ser um desafio para os humanos lembrarem uma série de números. Digitar um número errado, por exemplo, pode redirecionar um usuário para um site diferente.

Pense nos nomes de domínio como substitutos desses endereços IP difíceis de lembrar. Quando um usuário digita uma consulta ou solicitação de seu computador, ela é recebida por um servidor, que usa um sistema de nomes de domínio (DNS) que traduz o nome de domínio em um endereço IP que o computador entende.

Existem vários tipos de nomes de domínio que você deve conhecer. Estes são:

Domínios de nível superior (TLDs)
Os domínios de nível superior são assim chamados porque são o nível mais alto na hierarquia do DNS. Isso inclui .com, .net, .edu, .org, .mil e .gov.

Domínios de primeiro nível com código de país (ccTLDs)
Os ccTLDs são usados ​​para distinguir um país de outro, como .uk e .br para o Reino Unido e Brasil, respectivamente.
Domínios de primeiro nível com código de país internacionalizados (ccTLDs IDN)
Os ccTLDs de IDN são domínios de nível superior com código de país que podem usar a escrita não latina ou caracteres especiais de um país.
Domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs)
Os gTLDs são classificados em domínios de nível superior e abrangem diversas subcategorias, incluindo domínios genéricos, genéricos restritos, patrocinados e de infraestrutura.

Domínios de segundo nível
Os domínios de segundo nível geralmente podem ser encontrados antes dos domínios de nível superior. Por exemplo, em “Google.com”, “Google” é o domínio de segundo nível de “.com”, que é o TLD.

Domínios de terceiro nível
Os domínios de terceiro nível geralmente precedem os domínios de segundo nível quando você digita um nome de domínio. Portanto, se você digitar “www.google.com”, “www” será o domínio de terceiro nível.
 

A importância de um nome de domínio
Um nome de domínio é uma extensão da sua marca e identidade online. Sem um nome de domínio bem pensado, seu público terá dificuldade em saber como e onde procurar você. Sem um nome de domínio, você corre o risco de ser afogado pela concorrência.

Você pode pensar nos nomes de domínio como um meio de obter uma primeira impressão boa ou duradoura do seu público-alvo. Isso ocorre porque o nome de domínio geralmente serve como o primeiro ponto de contato dos visitantes com sua marca. Usar um nome de domínio que não seja exatamente adequado à sua marca pode afetar negativamente a forma como o seu público o vê.
 

Como registrar seu nome de domínio
Registrar um nome de domínio é o mesmo que obter o primeiro lugar em algo. Isto estabelece um recorde para a ICANN, uma corporação sem fins lucrativos de utilidade pública cujo objetivo é manter a Internet um recurso seguro, estável e interoperável. Embora a ICANN supervisione a distribuição de nomes de domínio, ela não pode ajudá-lo com o registro de domínio.

Para registrar seu nome de domínio, você precisa contratar os serviços de registradores de nomes de domínio. Observe que registrar seu nome de domínio não equivale a comprá-lo de um registrador. Pense nisso como uma reserva do seu nome de domínio, para que somente você possa usá-lo exclusivamente por um determinado período de tempo, digamos cinco anos.

Após esse período, você terá que renovar seu registro para evitar que seu nome de domínio expire. Isso evita que outra pessoa use seu nome de domínio.

Esquecer de renovar seu cadastro pode resultar em grandes problemas para o seu negócio, principalmente se você passou anos cultivando sua marca e identidade online.
Para lhe dar uma ideia de como registrar seu nome de domínio, aqui está uma visão simplificada do processo:
Antes de registrar seu nome de domínio, você precisa fazer um brainstorming para garantir que encontrará um que resuma o que você faz ou quem você é.
Depois de ter seu nome de domínio, você pode procurar registradores de nomes de domínio, para poder reservar o uso do nome de domínio escolhido.
A partir daí, você pode entrar em contato com seu registrador para obter os servidores de nomes primários e secundários de seu host.
Depois de concluir as três primeiras etapas, você poderá prosseguir com a construção do seu site.
Aqui estão algumas dicas úteis que você deve ter em mente antes de registrar seu nome de domínio:
Tente mantê-lo o mais simples possível e evite caracteres especiais ou números.
Faça com que reflita o que você faz ou oferece, como “pizzagostosa.com” ou “descontonapizza.net”.
Não esqueça de renovar seu cadastro. Você pode discutir os preparativos para sua renovação com seu registrador.
Tente incluir palavras-chave relevantes em seu nome de domínio.
 

10 razões para registrar seu nome de domínio em 2024
1. Dá a você a oportunidade de ser memorável para os clientes
Registrar seu nome de domínio permite criar um nome relevante e memorável para seus clientes.

Um bom nome de domínio é um aspecto crucial de qualquer campanha de marketing. É o que o diferencia da concorrência, por isso é importante criar um nome de domínio que seja memorável e fácil de digitar.

Além de dar ao público uma ideia de quem você é ou do que pode oferecer a eles, um nome de domínio ajuda a transmitir aos visitantes que você é confiável e confiável.

2. Você pode obter endereços de e-mail personalizados
Uma das grandes vantagens de ter seu nome de domínio é obter endereços de e-mail personalizados. Por exemplo, você pode usar “vendas@seudominio.com”.
 
Isso torna seus e-mails mais memoráveis ​​ou mais direcionados. Pode até ajudá-lo a parecer mais confiável ou autoritário.

3. Você pode aproveitar o encaminhamento de domínio
Ainda não tem um site? Com um nome de domínio, você pode usar o encaminhamento de domínio. Isso significa que você pode redirecionar seus visitantes para qualquer página da web. Por exemplo, você registrou seu domínio, mas ainda não configurou sua página da web ou blog.

Você pode configurá-lo para redirecionar o tráfego para qualquer uma de suas páginas ou canais online existentes, como suas contas de mídia social. Dessa forma, mesmo que você ainda não tenha um site próprio, ainda será fácil localizá-lo na internet e poderá manter uma presença online.

4. Você pode criar subdomínios
Subdomínios são ótimos se você deseja expandir seu alcance. Você pode usá-los para redirecionar o tráfego para outros sites ou páginas, criar endereços de e-mail exclusivos ou ter uma página da Web totalmente diferente com conteúdo diferente.

Por subdomínio, refere-se ao prefixo que vem antes do seu nome de domínio, como "mail@vendas.seunomedodomínio.com".

5. Protege você da falta ou escassez de nomes de domínio
Milhares de nomes de domínio são registrados diariamente. Só no primeiro trimestre de 2020, foram registrados um total de 366,8 milhões de nomes de domínio , e estes representavam apenas TLDs. Todos os anos, os registros de nomes de domínio aumentam 4,2%.

Ao registrar seu nome de domínio o mais cedo possível, você minimiza o risco de não conseguir encontrar e usar o nome de domínio desejado. Se você ainda não registrou seu nome de domínio, agora é o melhor momento para fazê-lo antes que alguém chegue antes de você.

Além disso, se você está de olho em um nome de domínio que já foi registrado, não perca as esperanças ainda. Vale a pena verificar sua disponibilidade repetidamente, visto que os nomes de domínio expiram após um determinado período de tempo. Caso o proprietário anterior não tenha renovado o seu registro, existe uma grande possibilidade de que este volte a ficar disponível ao público.

6. Você terá um endereço web permanente
Depois de registrar seu nome de domínio, você estará efetivamente reservando seu uso. Isso permite que você “possua” esse domínio por um período de tempo predeterminado. Renovar seu registro regularmente lhe dá tecnicamente uma “casa para sempre” na internet. Isso também evita que seus concorrentes adquiram seu nome de domínio e o utilizem em benefício próprio.

Ter um endereço web permanente é especialmente útil se você deseja construir sua marca ou melhorar os resultados dos mecanismos de pesquisa.

7. É relativamente acessível
Registrar seu nome de domínio tornou-se relativamente acessível. Manter sua marca viva e aproveitar outros benefícios de ter seu nome de domínio pode custar cerca de R$ 15 a R$ 300 anualmente. Os preços dependerão do registrador com o qual você escolher trabalhar. Também é importante notar que alguns registradores oferecem pacotes, por isso é melhor fazer algumas pesquisas e procurar taxas com as quais você se sinta confortável antes de optar por um registrador específico.

8. Ajuda a construir credibilidade da marca
Ter seu nome de domínio dá mais credibilidade à sua marca. Ao ter e registrar um nome de domínio que seja relevante para sua prática ou negócio, você não está apenas construindo sua identidade e personalidade online, mas também cultivando uma sensação de ser confiável e confiável para seu público-alvo. Além disso, ao ter um nome de domínio forte, você cria uma identidade que ajuda a separá-lo de fraudes ou sites maliciosos.

9. Pode aprimorar suas campanhas de marketing ou publicidade
Além de aumentar o reconhecimento e a notoriedade da marca, um bom nome de domínio pode impulsionar o SEO do seu site. Um nome de domínio criativo ou memorável pode ser pesquisado com frequência. Isso, por sua vez, pode dar mais autoridade ao seu site.

Além disso, você pode usar seu nome de domínio para criar subdomínios para promover um novo produto ou serviço. Quando feito corretamente, isso também pode contribuir para melhorar sua classificação nas páginas de resultados de pesquisas.

10. Protege seus direitos autorais e marcas registradas
Ao registrar seu nome de domínio, você está qualificado para solicitar e obter proteção sob as leis de marcas registradas. Se alguém registrar um nome de domínio que use seu nome de marca registrada, você poderá registrar uma reclamação por violação de marca registrada. É importante notar que um nome não precisa ser famoso para ser registrado.
 
Cresça e proteja seu negócio
Agora que você sabe como registrar seu nome de domínio e proteger seu empreendimento online, considere também registrar sua marca nos EUA.

Ao registrar sua marca, você reforça ainda mais o reconhecimento de sua marca. Torna-se sua propriedade intelectual e evita efetivamente que os concorrentes copiem sua marca.

É também um ativo permanente que permanece com você mesmo quando sua empresa aumenta ou expande suas operações. Além disso, as marcas registradas são particularmente úteis se você deseja diversificar suas ofertas ou pensa em transformar sua empresa em uma franquia.

Semelhante à forma como o registro do seu nome de domínio adiciona uma camada de proteção ao seu empreendimento, o registro de uma marca fortalece essa camada de proteção, especialmente contra infrações. Também pode ser um veículo para o sucesso quando executado corretamente. Isso pode ajudá-lo a evitar questões jurídicas e evitar que você tenha que reinventar a identidade de sua marca em caso de ação judicial.

Saiba mais sobre a importância do registro de marca e como realizar o processo. Deixe-nos ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de proteger seu negócio.

Fontes:
https://www.icann.org/get-started



Wednesday, February 14, 2024

« Voltar