Telstra International, Google e APTelecom apresentaram o projeto Central Pacific Connect, uma nova rede de cabos submarinos destinada a melhorar a conectividade no Pacífico central e sul. O objetivo deste esforço é melhorar o desempenho da rede e o acesso digital para empresas e consumidores em toda a área do Pacífico.
Bulikula e Halaihai são as duas principais linhas de cabos que compõem o Central Pacific Connect. Embora Halaihai esteja planejado para conectar Guam à Polinésia Francesa, o cabo Bulikula fornecerá uma ligação entre Guam e Fiji. A Telstra International, divisão da conhecida empresa de tecnologia e telecomunicações Telstra , será essencial para este projeto. Com a propriedade e operação de um par de fibra no tronco central do cabo Bulikula, a empresa será capaz de fornecer uma ligação confiável entre Fiji e Guam.
Bulikula, cujo nome deriva da frase fijiana para “cauri dourado”, um símbolo de status frequentemente ligado a chefes indígenas, marcaria um avanço notável no sistema de telecomunicações da região. Para fornecer acesso a serviços digitais em todo o Pacífico, o próximo passo da Telstra é trabalhar com outras operadoras e governos para abrir escritórios em outras ilhas. Prevê-se que esta extensão irá melhorar a redundância, fiabilidade e desempenho da rede em todo o Pacífico.
Conectando o continente dos EUA com a Austrália
O CEO da Telstra International, Roary Stasko , destacou a vasta experiência da empresa no fornecimento de conexões internacionais em todo o Pacífico. “Estamos entusiasmados em colaborar com o Google e a APTelecom graças ao nosso vasto tamanho de rede e experiência local. Esta iniciativa demonstra a nossa dedicação em melhorar a infra-estrutura que irá promover o desenvolvimento económico regional, além do nosso objectivo de fornecer aos países insulares uma ligação fiável e de alto desempenho.”
Numa nova tentativa de fortalecer a sua posição, a Telstra está a trabalhar com o Google no cabo Tabua . Espera-se que este projeto aumente enormemente a variedade de vias de comunicação em combinação com o esforço Central Pacific Connect. Representaria um avanço significativo na infra-estrutura de conectividade da região, reforçando as ligações entre o continente dos EUA e a Austrália, bem como entre Guam e a Austrália através das Fiji e de outras ilhas do Pacífico.
Os serviços da Telstra são sustentados pela sua rede de cabos submarinos , com licenças na Ásia, Europa e Américas, com acesso a mais de 2.000 pontos de presença (PoPs) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.



Wednesday, January 24, 2024

« Voltar