O resumo do mercado de data centers do terceiro trimestre de 2023, publicado pela datacenterHawk , uma plataforma global para inteligência imobiliária de data centers, mostra 1,4 GW de absorção, expansão contínua dos mercados de data centers em todo o mundo e problemas de fornecimento de energia em todo o mundo. A projeção do DatacenterHawk para o 2T 2023 de 1,7 GW para o primeiro semestre de 2023 foi seguida por um crescimento e absorção consideráveis ​​no 3T nos principais mercados da América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico (APAC) e América Latina (LATAM).

De acordo com David Liggitt, fundador e CEO da datacenterHawk , “A indústria global de data centers está experimentando um forte crescimento ao longo de 2023, com o aumento da demanda e o aumento dos requisitos de IA liderando o desenvolvimento de novos submercados e oportunidades em regiões estabelecidas e emergentes. Numa era de expansão sem precedentes para o setor, o nosso objetivo é ajudar a compreender como estes mercados podem superar melhor os obstáculos e onde isso pode levar a oportunidades futuras.”

Os destaques do relatório datacenterHawk são os seguintes:
Ásia-Pacífico – Grandes centros como Singapura e Hong Kong continuam a atrair a atenção de empresas de hiperescala, indicando uma necessidade significativa de expansão dos centros de dados nos países da APAC. No entanto, a capacidade da área para adicionar capacidade adicional está a ser limitada por atrasos no fornecimento resultantes de dificuldades de produção fora da região. A alta absorção também está levando as empresas de hiperescala a construir seus próprios campi expansivos. DatacenterHawk antecipa que as perspectivas futuras podem aliviar algumas das restrições de gasodutos na área, apesar da baixa oferta.

Europa – Devido à persistente falta de electricidade na região, muitas empresas decidiram adquirir capacidade extra agora, em vez de esperar até que realmente precisem dela. No curto prazo, isto apenas agrava o problema de capacidade. Além disso, a procura de espaço nos principais mercados FLAPD da Europa – Frankfurt, Londres, Amesterdão, Paris e Dublin – está a aumentar apesar da oferta limitada, o que obriga os fornecedores a planear campi em escalas maiores. Como raramente existem locais greenfield adequados em número suficiente, isso frequentemente significa adquirir e reconstruir campi corporativos existentes. Devido aos limites de poder nos principais mercados, os mercados em ascensão (como Berlim, Madrid e a área nórdica) e os submercados FLAPD (como Manchester e Leeds) serão os que implementarão a IA na Europa. Os mercados europeus podem enfrentar atrasos nos prazos de desenvolvimento devido a cortes de energia e ao tempo necessário para demolir as instalações que são compradas.

América Latina – Devido às dificuldades economicas gerais da região, aos problemas da cadeia de abastecimento e às limitações de energia, o crescimento nos mercados LATAM diminuiu no 3T, apesar de um período recente de forte procura. Embora os principais mercados, como Querétaro, no México, tenham registado uma rápida expansão antes do terceiro trimestre, enfrentam agora cortes de energia e atrasos na construção. Apesar destes desafios, os países da LATAM continuam a colocar enormes quantidades de eletricidade em serviço com a intenção de atrair mais avanços. Mesmo que a IA seja uma força motriz noutros mercados internacionais, a LATAM poderá precisar de apoiar a implantação da IA ​​em mercados secundários até 2025, altura em que é pouco provável que seja incapaz de o fazer. No futuro, o crescimento em hiperescala apoiará o desenvolvimento industrial geral da LATAM, embora o desenvolvimento da região possa ficar atrás de outros devido às dificuldades no uso da IA.

América do Norte – Os incorporadores da região gostam de comprar grandes parcelas de terreno – até centenas de acres – para planejamento de projetos de longo prazo, e a construção de campus ainda é um fator-chave que impulsiona o mercado lá. A elevada taxa de absorção da região é um reflexo das rigorosas exigências da computação em nuvem e da inteligência artificial. No entanto, as despesas aumentaram como resultado da diminuição da taxa de vacância e da crescente procura de espaço. DatacenterHawk prevê que, para superar estes obstáculos, as despesas de capital especulativas na América do Norte aumentarão e os submercados da região expandir-se-ão mais rapidamente.

A equipe do datacenterHawk oferece dados em tempo real para analisar tendências em mais de 35 regiões na APAC, Europa, LATAM e América do Norte usando sua técnica exclusiva e padronizada. As estatísticas e análises mais recentes do datacenterHawk podem ser encontradas neste relatório do 3T.



Thursday, November 2, 2023

« Voltar