O fornecedor global de armazenamento de dados Seagate começou a enviar amostras de seus discos rígidos Exos M com capacidades de até 36 terabytes (TB), líderes do setor. Projetado para escalabilidade massiva, o Exos M aproveita a plataforma de tecnologia Mozaic 3+ da Seagate, sustentada por gravação magnética assistida por calor (HAMR), para oferecer recursos de armazenamento sem precedentes para ambientes de data center.
O Exos M representa um marco na inovação de armazenamento, fornecendo benefícios críticos para operadores de data center, incluindo maior densidade, custos reduzidos e maior eficiência energética. A plataforma permite 300% mais capacidade de armazenamento dentro do mesmo footprint, corta o custo por terabyte em 25% e reduz o consumo de energia por terabyte em 60%.
Adoção por provedores de nuvem
A Seagate fez uma parceria com um grande provedor de serviços de nuvem para dimensionar os drives Exos M para implantação em pontos de capacidade de 32 TB, com amostragem em andamento para modelos de 36 TB. Este desenvolvimento marca um passo significativo em direção à disponibilidade comercial. O compromisso da Seagate em avançar a densidade de área permite que a série Exos M atinja 3,6 TB por prato, o mais alto do setor. Aprimoramentos futuros podem aumentar ainda mais as capacidades por prato para 10 TB, consolidando a liderança da Seagate no setor.
A Dell Technologies, uma importante empresa em soluções de infraestrutura, está entre as primeiras a adotar o Mozaic 3+. A empresa planeja integrar drives Exos M de 32 TB em seus sistemas de armazenamento de alta densidade, reconhecendo seu valor em atender às demandas de cargas de trabalho de IA.
“Os clientes precisam de armazenamento escalável, flexível e econômico para lidar com cargas de trabalho de IA exigentes à medida que expandem suas fábricas de IA”, disse Travis Vigil, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos ISG na Dell . “A tecnologia Mozaic 3+ habilitada para HAMR da Seagate desempenha um papel vital na habilitação de casos de uso avançados de IA, desde inferência até geração aumentada de recuperação (RAG). Juntas, a Seagate e a Dell estão definindo o padrão para inovação em armazenamento de IA.”
Mudança na dinâmica de armazenamento de dados
O CEO da Seagate, Dave Mosley, destacou o cenário de dados em evolução, impulsionado pela adoção de IA e rápido crescimento da nuvem. “A maneira como os dados são armazenados e gerenciados está passando por uma mudança sísmica”, disse o Sr. Mosley . “A geração de dados sem precedentes requer soluções escaláveis para acesso e preservação de longo prazo para garantir resultados confiáveis. A plataforma Exos M da Seagate não apenas atende a essas demandas, mas também define um novo padrão com unidades de 36 TB.”
O roteiro de inovação da Seagate visa fornecer soluções de armazenamento para aplicativos de próxima geração. “Somos o fabricante líder mundial de exabytes e a única empresa que produz discos rígidos de 3,6 TB por prato em escala”, acrescentou Mosley, enfatizando o compromisso da Seagate em atender às futuras necessidades de armazenamento.
Perspectiva de Mercado
A explosão de aplicações de IA levou a uma criação de dados sem paralelo, de acordo com Kuba Stolarski, vice-presidente de pesquisa para infraestrutura de provedores de serviços na IDC . “89% dos dados armazenados nos principais data centers em nuvem residem em discos rígidos, demonstrando sua importância contínua no suporte a necessidades de armazenamento em larga escala”, disse o Sr. Stolarsk . “Os avanços da Seagate em densidade de área posicionam a empresa para atender à crescente demanda por soluções de armazenamento eficientes e escaláveis.”
A Seagate consolida ainda mais sua posição como líder em inovação em armazenamento de dados ao acelerar o lançamento dos discos Exos M, que permitem que as empresas armazenem e manipulem os enormes volumes de dados que impulsionam a revolução da IA.
Tuesday, January 21, 2025